domingo, 14 de abril de 2013

0414 C ALBATÊNIO o maior astrônomo do Islã na observação dos astros


ABRIL 14.  Albatênio: príncipe árabe autor do tratado das estrelas

ALBATÊNIO
Abu Abdallah Mohammad ibn Jabir ibn Sinan al-Raqqi al-Harrani al-Sabi al-Battan Al-Battani, Albategnius, Albategni ou Albatenius
(nasceu cerca de 850 da nossa era em Harran, Urja, na Mesopotâmia; morreu em 929 no Iraque)

IMPORTANTE ASTRÔNOMO E MATEMÁTICO ÁRABE

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


ALBATÊNIO (850-929) nasceu em Harran, chamada pelos romanos de Carrhae, nas margens do rio Balikh, perto de Urfa, no sudeste da Ásia Menor, hoje Turquia. Sua família tinha sido da seita Sabian, um grupo religioso de adoradores de estrelas. Os Sabians tiveram uma grande motivação para o estudo da Astronomia e produziram notáveis astrônomos e matemáticos. Mas Albatênio não era dessa seita, sendo um muçulmano. Ele tinha habilidade para fazer instrumentos astronômicos, que aprendeu com seu pai.
Albatênio era um príncipe sírio capaz e desejoso de usar sua fortuna em observatórios astronômicos dispendiosos estabelecidos em Aracte e em Antioquia. O resultado de suas pesquisas ele colocou num tratado sobre a ciência das estrelas e de seus movimentos.
Albatênio introduziu em trigonometria uma importante inovação: o uso da semi-corda do arco duplo em lugar das cordas empregadas por Hiparco e Ptolomeu. A semi-corda era chamada em árabe de GIB, isto é, dobra, traduzida para o latim como SINUS. A introdução do SINUS, o SENO em português, simplificou o trabalho de cálculo. Albatênio conheceu também outra linha trigonométrica, a tangente, embora não tenha feito uso dela. O cosseno e a secante são invenções mais recentes.
Em astronomia, Albatênio repetiu com maior precisão e melhores instrumentos as observações registradas por Ptolomeu, fixou a avaliação da precessão dos equinócios em 54 segundos em lugar de 36 segundos o que se aproxima muito do valor verdadeiro. Descobriu também o movimento anual do apogeu solar, desconhecido por Ptolomeu, que fixou em 25 segundos.
As determinações das excentricidades da órbita solar, da inclinação da eclítica e da duração do ano foram superiores em precisão à que foram feitas pelos astrônomos gregos. A duração do ano estabelecida por ALBATÊNIO foi dois minutos e meio mais curta, erro bem menor que o erro de Hiparco, que, bem examinado, parece resultar de uma observação incorreta ou fictícia de Ptolomeu.
Albatênio morreu durante uma viagem que fez a Bagdá para interceder em favor de um grupo de pessoas da cidade de ar-Raqqah por terem sido elas taxadas com impostos injustos. Ele chegou a Bagdá, apresentou seus argumentos, mas morreu na volta para ar-Raqqah.
Os trabalhos de Albatênio fizeram dele um dos mais famosos observadores dos astros e um líder em Geometria e em Astronomia teórica e prática. Ele compôs vários tratados científicos, contendo tabelas, observações do sol e da lua, com descrição de seus movimentos. Nenhum outro astrônomo do Islã alcançou tão alta perfeição na observação das estrelas e no estudo de seus movimentos.


AMANHÃ: Hiparco o fundador da Astronomia científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário