sexta-feira, 17 de junho de 2016

0620 B S HERIQUE REI enérgico guerreiro vitorioso católico protetor da fé

20 DE JUNHO. Santo Henrique: o abade lhe deu ordem irrecusável de voltar ao poder

SANTO HENRIQUE
Rei Henrique II, o Santo, Henrique II o Coxo, Henri II le Boiteux, Saint Henry, Sankt Heinrich
(nasceu no ano 972 da nossa era, na Bavária; morreu em 1024, na Saxônia, Alemanha)


MODELO DE SOBERANO DO SACRO IMPÉRIO ROMANO, SOLDADO E ORGANIZADOR

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal teve como resultados principais:
1. A guerra defensiva;
2. A organização local em cada região;
3. Supressão da escravidão geral na população, que permitiu o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador. Finalmente a liberdade do trabalhador resultou na importante organização permanente do moderno sistema econômico do capitalismo. Com a tradição da honra de cavaleiro e na proteção da mulher e dos fracos pela Cavalaria medieval.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso.

Nesta primeira semana o tipo principal é o rei Alfredo o Grande, no domingo que encerra a semana.

Ver em   0617 01 B   O QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO A CIVILIZAÇÃO FEUDAL, com seu resultado geral e todos os grandes tipos humanos do mês.


Henrique nasceu em 6 de maio de 972, em Albach, na Bavária. Ele é o último imperador da heróica dinastia dos Saxões. Era neto de Henrique duque da Bavária, irmão do rei Otto o Grande, e bisneto do rei Henrique o Passarinheiro.
Otto II, filho de Otto o Grande, morreu aos 28 anos e Otto III, seu filho e sucessor, morreu sem deixar filhos, aos 22 anos de idade. Em razão disso, Henrique, primogênito dos descendentes da família de Passarinheiro, conseguiu obter a coroa como rei da Alemanha em 1002, aos 30 anos de idade. Por meio de campanhas militares, feitas com energia, ele obrigou todos os seus adversários a aceitarem o seu comando, sendo coroado primeiro em Mainz e depois em Aix-la-Chapelle, desposando Cunegunda, filha do conde de Luxemburgo.
Sua primeira tarefa foi expulsar os poloneses invasores da Bavária e ajudar a colocar seu cunhado como rei da Hungria. A seguir, chamado à Itália, derrotou na Lombardia o usurpador Arduíno e foi coroado como rei da Itália em Pávia.
Depois de campanhas na Alemanha contra os poloneses, foi à Itália para restabelecer sua autoridade no norte e foi coroado Imperador do Sacro Império Romano pelo papa Bento VIII em 1014, aos 42 anos, junto com sua mulher Cunengunda como imperatriz. No altar de São Pedro ele jurou fidelidade à Santa Sé. Cobriu a Igreja Católica com doações, e, ao voltar para a Alemanha, fez muitos benefícios às diferentes abadias.
Em Verdun, ele pediu formalmente ser recebido como monge. O abade primeiro exigiu do Imperador que fizesse a promessa de obediência absoluta. Depois de sua promessa, o abade lhe deu a ordem irrecusável de voltar a tomar as redes do seu governo. Ele ainda passou mais dez anos no trabalho incessante da soberania do Império.
Os poloneses, sempre agitados, obrigaram Henrique a fazer a defesa da Baviera. Ele estava de novo a ponto para entrar no sacerdócio, como cônego de Estrasburgo, quando o papa lhe pediu para proteger a Itália contra os gregos e os contra os mouros. Voltando à Alemanha, ele reuniu vários Concílios para instituir as regras para a Igreja. Henrique confirmou a favor da Sé de São Pedro, para a Igreja Católica todos os legados e privilégios de seus predecessores.
Ele morreu subitamente em 13 de julho de 1024 em Pfalz Grona, perto de Gotingen, Saxônia, Alemanha, com a idade de 52 anos. Até seu último suspiro confirmou sua castidade inviolada e a virgindade da imperatriz Cunegunda, embora tivesse, antes, submetido sua virtude à prova do fogo.
Por tal motivo e também devido aos grandes recursos que forneceu à Igreja, Henrique foi canonizado junto com a imperatriz no século seguinte.
Henrique II é o ultimo rei da grande dinastia saxônica que governou a Europa por 104 anos, de 920 a 1024. Soldado e organizador, Henrique II foi quase tão importante como Henrique o Passarinheiro ou como Otto o Grande. Como protetor e filho obediente da Igreja Católica,ele foi muito zeloso. Nesse proceder ele seguiu a política feita por Carlos Magno. Mas, passados 200 anos, as relações dos poderes do Imperador e do papa muito se alteraram, exigindo muito mais energia e discrição para afirmar a independência do soberano.


AMANHÃ: O infiel admirado por seus inimigos: Villiers.
GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário